saiba-mais-sobre-o-uso-da-banheira-no-parto-humanizado
Curiosidades

Saiba mais sobre o uso da banheira no parto humanizado

Você já ouviu falar em parto humanizado? O termo humanizado no parto é utilizado para um processo de nascimento que seja o mais natural possível, que pode ser realizado em uma banheira simples em um hospital, dentro de casa ou em casas de parto.

Hoje no blog da Banheiras Bom Banho iremos falar sobre os benefícios em contar com o parto em uma banheira!

A busca pelo parto normal

A procura pelo parto normal e natural está crescendo no Brasil. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2018 dos 3 milhões de partos feitos no Brasil, 55,5% foram cesáreas e 44,5%, partos normais.

Percebemos que a cesárea tem um leve ascensão comparada com o parto normal, mas antes esses números eram bem maiores. Atualmente, hospitais particulares, públicos e instalações em residências com banheira individual simples auxiliam na escolha pelo método natural e humanizado.

As vantagens da água quente da banheira para as dores de contração

A água quente da banheira simples para banheiro auxilia na dilatação e nas dores das contrações. O parto na água diminui a dor da mãe, promovendo a concepção do bebê de forma mais natural e menos traumática para ambos.

Uma pequena banheira redonda pode tornar o momento mais importante da vida de uma mulher menos doloroso e confortável trocando a maca fria por uma imersão em água quente que auxilia no relaxamento muscular.

Desta forma, uma banheira quadrada pequena consegue aliviar as dores e promover relaxamento, mas também pode ser usada para um parto na água quando não há contra indicações do médico obstetra.

Ressaltamos que o intuito de incluir uma banheira individual simples, é exclusivamente para amenizar as dores, e não cessa-las. A sensação provocada pelas contrações e pelo processo de abertura do colo do útero tem características bem específicas de que o bebê está para nascer, a dor só passará após este momento.

A vontade da gestante

Outro ponto interessante sobre o parto natural e/ou humanizado em baixo da água, é poder incluir familiares nesse momento com uma banheira dupla com maiores proporções para que a companhia traga conforto e apoio em um momento tão cheio de emoções.

É direito da gestante escolher em que posição e de que forma quer realizar o parto, desde que não existam impedimentos clínicos. Seja em uma banheira de acrílico, em cima da maca e até mesmo escolhendo a própria posição.

Ela também pode e deve ter acesso a métodos não farmacológicos e não invasivos de alívio à dor e de estímulo à evolução fisiológica do parto. O ideal é criar um plano de parto para que a equipe médica possa seguir suas vontades.

Author

BBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *