banho de hidromassagem para artrite
Curiosidades

Artrite Reumatoide: Saiba o que é e como hidromassagem pode ajudar

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, inflamatória, sistêmica e crônica e é mais frequente em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos, com pico de incidência aos cinquenta anos.

Entretanto, o histórico familiar aumenta o risco de desenvolvimento da doença de 3 a 5 vezes, por isso, existem diversos tratamentos para a artrite reumatoide e seus sintomas, e a hidromassagem é uma das mais procuradas ultimamente.

Essa doença atinge geralmente as mãos e os pés, causando inchaço, deformação e muita dor por conta da destruição das articulações que essa doença pode proporcionar.

A doença pode atingir todas as idades e em ambos os sexos, essa doença atinge no mundo inteiro 1% da população tendo como manifestação a implicação das estruturas articulares e periarticulares podendo prejudicar o tecido conjuntivo de algum local do organismo e ocasionar manifestações sistêmicas.

O banho em uma banheira de hidro como forma de terapia, é um dos recursos mais antigos alinhados a fisioterapia,  é um recurso muito utilizado para recuperação de movimentos, lesões e dores fornecidas pelo baixo impacto nas articulações e o relaxamento trazido pela água aquecida.

Uma banheira de hidromassagem, ou uma piscina já ajuda na primeira sessão com os inchaços e as dores causadas, ou seja, a hidroterapia realizada regularmente ajuda no tratamento significativamente.

A banheira hidro como forma de terapia para quem possui artrite reumatoide melhora a circulação periférica em auxílio com o retorno venoso, promovendo alívio imediato nas dores causadas por essa doença.

Existem diversos métodos de atividades que podem ser realizadas na terapia com banheiras individuais de hidromassagem, tudo vai depender do grau em que a doença se encontra. Procure um médico e o mesmo lhe indicará a quantidade mínima como forma de tratamento.

Hidroterapia: A terapia com hidromassagem

História do banho e benefícios dos Spas

A terapia, seja ela em um ofurô com hidro, banheira ou em uma piscina, auxilia como forma de tratamento diversas doenças e as mais comuns, além da artrite reumatoide, são paralisias cerebrais, fraturas, pós operatórios e hérnias de disco. O ideal é que o tratamento com hidroterapia seja realizado por um profissional capacitado e nesse caso o mais aconselhável seria o auxílio de um fisioterapeuta, que irá avaliar seu prontuário e determinará os próximos passos para um tratamento específico para o seu quadro.

A técnica é muito indicada pelos médicos para as gestantes como método de melhorar a circulação do sangue do corpo, reduzir os inchaços das pernas e pés e proporcionar relaxamento nas costas por conta do peso e dificuldade de locomoção no final da gravidez.

São diversos benefícios que o uso de banheiras de hidromassagem pode ocasionar, como, fortalecimento dos músculos, melhora no equilíbrio, coordenação motora, relaxamento muscular, alívio de dores nas articulações e redução de estresse.

Author

BBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *