Cuidados que gestantes devem ter ao tomar banho na banheira
Curiosidades

Cuidados que gestantes devem ter ao tomar banho na banheira

É difícil encontrar alguém que não goste de um banho delicioso na banheira. As gestantes também gostam de relaxar na água, mas é necessário tomar alguns cuidados!

As mulheres estão tendo filhos mais tarde. De acordo com os dados das Estatísticas de Registro Civil pelo IBGE, entre 2008 e 2018, a porcentagem de mães com mais de 30 anos passou de 24,1% para 36,6%.

Independente da idade, todas as mulheres grávidas devem tomar cuidados nessa fase da vida. Continue lendo o blog da Banheiras Bom Banho para saber mais sobre o assunto:

Temperatura da água

A temperatura da água é a grande preocupação que as futuras mamães devem ter antes de entrar em uma banheira de hidro ou em uma banheira simples.

A água não pode ter temperatura maior que 38,9ºC para não prejudicar a mulher e o bebê, principalmente nos primeiros três meses de gravidez. De acordo com ginecologistas, os banhos de imersão com temperaturas elevadas pode gerar consequências negativas, como:

  •  risco de má formação fetal;
  • hipotensão, podendo ocorrer desmaios;
  • sensação de mal-estar;
  • em alguns casos, pode até provocar o aborto

Como avaliar a temperatura da água

Caso a gestante não tenha termômetro ou outra maneira de medir a temperatura da hidromassagem, é aconselhado que ela coloque o pé ou cotovelo na água antes de entrar. Se essa parte do corpo entrar com facilidade, a gestante pode entrar.

No entanto, se sentir que precisa entrar aos poucos na banheira hidro para não queimar, a temperatura não está adequada.

Outro ponto importante é o tempo do banho. Não é recomendado exceder 20 minutos.

Benefícios da banheira para gestantes

A água morna das banheiras traz vários benefícios para as mulheres grávidas. Não é a toa que muitas gestantes optam por realizar o parto na água.

Durante o trabalho de parto, a água morna ajuda no relaxamento. Além disso, é benéfico para o bebê também, já que ele já estava em um meio líquido e morno dentro da barriga da mãe.

Saiba outros benefícios que uma banheira proporciona tanto para as grávidas, como para qualquer outra pessoa:

Auxilia na circulação do sangue

Um banho em uma banheira para banheiro auxilia na circulação do sangue, uma vez que a água quente eleva a capacidade cardíaca. Com isso, o coração trabalha mais rápido e com mais força.

Ajuda a ter uma boa noite de sono

Algumas gestantes possuem dificuldade na hora de dormir, um banho relaxante pela noite pode ajudar nessa questão. 

Reduz dores

Por conta do peso, é normal sentir dor nas costas. A água morna pode ajudar a relaxar os músculos, causando alívio. 

Atenção

Como cada gestação é diferente uma da outra, é recomendado que você consulte o seu médico antes de entrar na banheira da sua casa. 

Author

BBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *